segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um vilão dentro de casa

Já ouviu-se falar, e muito, que não estamos mais seguros nem mesmo dentro de nossas próprias casas. Seja porque, a qualquer momento, alguém pode entrar em casa e nos assaltar; Seja porque um avião ou um meteorito pode cair em nossas cabeças; Seja porque... Sei lá... Você consuma, sem saber, o que muitos dizem ser VENENO!
Nunca se sabe...
Bem...
O Glutamato monossódico está presente em praticamente todos os alimentos que compramos hoje. Seja num pacote de bolacha, numa salsicha, presunto, sopas instantâneas, temperos de marcas, inclusive naquele salzinho amarelo que é ótimo com pipoca, etc. 
O glutamato é um sal sódico do ácido glutâmico, um aminoácido presente em todas as proteínas animais e vegetais (Wiki). Derivado do ácido glutâmico, que é um componente de proteínas, é, possivelmente, um neurotransmissor, além de precursor do ácido gama-aminobutírico (GABA), também neurotransmissor (BioqMéd I). E, segundo fontes, seria um grande agressor à saúde humana, pois ele atua como um realçador do sabor e existem indícios de que pode levar à dependência. (R7) Não obstante, pode causar ainda dor de cabeça, náusea, vermelhidão facial, dor no pescoço, queimação no peito, sudorese e ondas de calor. (R7) Outros dizem ainda que o glutamato pode levar a liberação de acetilcolina (substância química estimulante da função muscular); bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais (Enxaqueca.com), podendo levar o indivíduo a desenvolver doenças como obesidade, depressão, Sindrome de Down entre outras doenças neurológicas (Enxaqueca.com; A Nova Ordem Mundial; Truques da Cozinha).
Sendo assim, não podemos consumir exatamente NADA do que compramos nos supermercados pois, sim, sempre tem um dizendo que faz mal.
Será mesmo que faz tanto mal assim?
Não seria como àquelas profecias de que o mundo iria acabar na virada do século, ou ainda em 2009 (que foi adiada para 2012, adiada novamente para 2014, e sempre adiando-se até chegar ao longínquo ano de 2184 onde um suposto planeta atingiria a Terra)?
Não se sabe...
O que se sabe é que esse realçador de sabor Glutamato Monossódico é liberado pela Anvisa, assim como as mamadeiras com Bisfenol A (que, depois de todos os lugares do mundo proibirem há bem mais tempo, somente em setembro de 2011 a Anvisa proibiu no Brasil).
Fazendo mal ou não, este realçador de sabor, sim, realça o sabor como nenhum outro faz. Deixando a comida muito mais gostosa e mais saborosa.
Ta aí! Biomédicos, fica a dica sobre o que pesquisar para um trabalho ou para um artigo científico: Os efeitos do Glutamato Monossódico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário